Oradores
Miguel de Castro Neto
Moderador
Miguel de Castro Neto é Diretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa. É professor associado da NOVA IMS onde criou e dirige o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, dedicado às matérias de cidades inteligentes e analítica urbana. Foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza nos XIX e XX Governos Constitucionais da República Portuguesa. Foi considerado personalidade Smart Cities do Ano (Green Business Week 2017, Fundação AIP).
Roberto Antunes
Diretor Executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo
Roberto Antunes é o Diretor executivo do NEST - Centro de Inovação do Turismo.
Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, com uma pós-graduação em Gestão de Turismo pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estori, tem uma carreira de mais de 20 anos em multinacionais em funções de marketing e posições de liderança na categoria de, tanto ao nível local, regional como global. Desde maio de 2019 é o diretor executivo do recém estabelecido Centro de Inovação do Turismo, para o qual foi convidado para estruturar e coordenar, até hoje.
Paulo Rita
Professor na NOVA IMS
Paulo Rita é Professor de Marketing na NOVA Information Management School (NOVA IMS), Universidade Nova de Lisboa, Coordenador do Mestrado em Data-Driven Marketing e da Pós-graduação em Business Intelligence and Analytics for Hospitality & Tourism. O Professor tem um PostDoc em Marketing (University of Nevada Las Vegas, EUA) e tem um doutoramento em Marketing (Cardiff University, Reino Unido). É autor de publicações nas áreas de marketing digital, social medias, marketing analytics, comportamento do consumidor e marketing turístico, com mais de 8.500 citações no Google Scholar, e mais de 100 artigos publicados em revistas científicas.
Nuno António
Professor na NOVA IMS
Nuno António tem um doutoramento em Ciências e Tecnologia de Informação pelo ISCTE-IUL, mestrado em Administração e Gestão Hoteleira pela Escola de Administração, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve e é licenciado em Engenharia de Software pelo ISMAT. Os seus interesses de investigação estão relacionados com a aplicação de Machine Learning, Text Mining, Data Mining e Big Data em hotelaria e turismo, retalho, saúde e outros domínios.
Sérgio Guerreiro
Senior Director for Knowledge Management and Innovation do Turismo de Portugal
Sérgio Guerreiro é atualmente Diretor Coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal, sendo responsável pelas áreas de estatística, business intelligence, empreendedorismo e inovação. É ainda responsável pelo programa Turismo 4.0, um programa integrado de fomento à inovação no setor do turismo que envolve mais de 350 startups. Na NOVA IMS, é professor convidado, lecionando nas áreas de Gestão de Turismo Internacional, Tendências de Mercado e Inovação.
Felipe Hadba
Head of Business Analytics da Hurb
Felipe Hadba é o responsável pela área de Analytics na maior plataforma de viagens online do Brasil. Como líder da equipa de Analytics da Hurb, é responsável por estruturar, desenvolver e coordenar os grupos de análise de dados e engenharia analítica, trabalhando com os líderes das empresas para entender problemas e desenvolver soluções baseadas em dados.
Inês Rico
Marketing Project Manager – Loyalty do Pestana Hotel Group
Inês Rico é formada em gestão (tanto na licenciatura como no mestrado) pela Nova School of Business and Economics. Além disso, tem uma Pós-graduação em Digital Marketing & Analytics, pela NOVA IMS. Na sua carreira profissional, trabalhou como Digital Marketeer nos últimos cinco anos. Na NOVA IMS, é professora auxiliar de Marketing Digital e Comércio Eletrónico.
Henrik Gerdin
VP Strategic Initiatives da d2o
Henrik Gerdin tem mais de 30 anos de experiência profissional no sector hoteleiro. Desde 2009, trabalha como consultor na d2o, com foco em ajudar os gerentes a alcançar excelência operacional mensurável e duradoura através de previsões inteligentes, equipa e planeamento e execução de alimentos. Hoje tem a responsabilidade de sugerir e entregar as principais iniciativas estratégicas que permitirão à d2o crescer ainda mais, bem como aumentar os benefícios dos clientes.