Metade dos portugueses sentem-se ansiosos com as finanças pessoais

Um estudo recente realizado pelo Doutor Finanças, em parceria com a Laicos e com a chancela científica da NOVA IMS e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, destaca uma ansiedade financeira significativa entre os cidadãos portugueses. Segundo os resultados, 64% da população tem um baixo nível de literacia financeira e quase metade dos inquiridos não possui um fundo de emergência suficiente para cobrir três meses de despesas.

Esta insegurança financeira leva a um aumento do stress e a um menor bem-estar geral, especialmente entre mulheres com rendimentos e níveis de escolaridade mais baixos. O estudo também indica que um quarto dos portugueses tem dificuldade em cumprir as suas obrigações financeiras, refletindo um problema mais amplo de instabilidade financeira e sobre-endividamento no país.