Ver o conteúdo principal

MagIC obtém a classificação máxima na avaliação da FCT

MagIC obtém a classificação máxima na avaliação da FCT

Detalhe da Notícia

O MagIC - Centro de Investigação da NOVA IMS recebeu a classificação de “Excelente” na mais recente avaliação conduzida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a mais elevada classificação atribuída no âmbito do sistema nacional de avaliação científica.

Este reconhecimento evidencia a qualidade científica, a relevância e o impacto social da investigação desenvolvida no MagIC. Reforça ainda a posição do centro entre as principais instituições de investigação em Portugal, aumentando a sua visibilidade a nível nacional e internacional.

Segundo o painel de avaliação da FCT:

“O centro de investigação tem demonstrado um percurso impressionante em termos de publicações académicas, sendo também um importante contributo na criação de soluções para problemas do mundo real, com um forte envolvimento com a comunidade alargada, nomeadamente na transferência de conhecimento. No processo de candidatura, bem como durante as apresentações online e presenciais, a liderança da unidade demonstrou uma visão clara e uma determinação orientada para a ambição e a excelência, fatores decisivos para o desempenho passado da equipa de investigação.”

A propósito desta avaliação, o Professor Leonardo Vanneschi, Diretor do MagIC, sublinhou:

“Este reconhecimento posiciona inequivocamente o MagIC e a NOVA IMS entre as instituições científicas de referência em Portugal. Tive o privilégio e a honra de liderar este percurso, mas este resultado extraordinário é fruto de anos de trabalho dedicado, apaixonado e de elevada qualidade desenvolvido por toda a equipa de investigação - desde os investigadores juniores aos seniores, pela equipa de gestão da investigação e por todos os profissionais dos serviços da NOVA IMS. Todas estas pessoas demonstraram, de forma consistente, qualidade, competência, iniciativa e um forte sentido de pertença.”

Na mesma linha, o Professor Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS, sublinhou o impacto mais alargado desta distinção:

“Esta classificação terá um impacto direto na visibilidade nacional e internacional do MagIC, bem como na capacidade de captação de financiamento para investigação - uma condição essencial para continuarmos a investir numa investigação de excelência.”

Magic Equipa (1)

O MagIC integra uma equipa de 120 investigadores, organizada em dois grandes domínios científicos — Gestão e Ciência dos Dados — cada um com quatro linhas de investigação distintas. Nos últimos cinco anos, o MagIC captou mais de 15 milhões de euros de financiamento para 55 novos projetos de investigação e capacitação, consolidando a sua relevância no panorama científico nacional e internacional.

A excelência da produção académica do MagIC está também refletida nos rankings internacionais. Em 2024, oito docentes da NOVA IMS foram incluídos na lista dos 2% de cientistas mais influentes do mundo, segundo a Universidade de Stanford. Adicionalmente, dois investigadores do MagIC foram destacados no ranking Clarivate Highly Cited Researchers, que identifica os 1% mais citados a nível global.

Esta conquista representa um passo significativo na missão contínua do MagIC: desenvolver investigação que alia o rigor académico ao impacto real, apoiando a tomada de decisão com base em dados, tecnologia e inovação