Universidade NOVA de Lisboa e Câmara Municipal de Oeiras assinam memorando de entendimento que permitirá a criação do novo campus da NOVA IMS

Memorando Site

A NOVA Information Management School (NOVA IMS) terá um novo campus no município de Oeiras, projeto que faz parte de um memorando de entendimento assinado hoje pelo Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, João Sàágua, e o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

Na ocasião da celebração deste acordo de parceria, Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS, apresentou publicamente o projeto e afirmou: “A partir de Oeiras, pretendemos projetar a ciência dos dados e a inteligência artificial à escala global, com a ambição de construirmos um campus que seja global, inteligente, sustentável e social – uma vez que não servirá apenas para acolher os alunos e professores, mas será um campus para a comunidade”. O Diretor da NOVA IMS sublinhou ainda ideia de que a escola ambiciona “colocar o conhecimento, o saber, a qualidade e capacidade dos seus recursos humanos numa agenda colaborativa e conjunta promotora do desenvolvimento de Oeiras”.

A construção do novo campus da NOVA IMS é um dos projetos estratégicos que a Universidade NOVA de Lisboa tem previstos para o munícipio de Oeiras. Recorde-se que o ITQB NOVA - Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier já está instalado no concelho há quase três décadas.  Com a celebração do memorando de entendimento mais projetos da Universidade NOVA de Lisboa ficarão sedeados neste município. A saber: o campus da NOVA IMS, as instalações do recém-criado NIMSB – NOVA Institute for Medical Systems Biology, o NOVA Center for Contemporary Art and Culture e o Colab Innov Gastronomy.

“Temos um plano académico e científico muito ambicioso, distribuído por várias escolas e por vários projetos particulares. Este projeto global representa um investimento da NOVA de mais de 300 milhões de euros”, explicou João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa durante a cerimónia de assinatura do memorando de entendimento. No total, quase 9 mil pessoas da Universidade NOVA de Lisboa vão passar a estudar ou trabalhar em Oeiras.

Sobre a importância da construção do novo Campus da NOVA IMS para a estratégia de crescimento da escola, João Sàágua mostrou-se peremptório: “É uma escola de vanguarda que opera numa área de ponta e tem um futuro extraordinário. A NOVA IMS vai encontrar nas novas instalações mais e melhores condições para desenvolver-se muito mais”.

A visão foi também partilhada por Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras. O autarca referiu que o acordo de colaboração agora assinado não só fortalece a posição de Oeiras como um polo de inovação e de conhecimento, mas também sublinha o compromisso  do concelho com a educação de excelência e a criação de valor para a sociedade. “A NOVA IMS é um exemplo brilhante da excelência académica da Universidade NOVA de Lisboa. As suas pós graduações e mestrados têm consistentemente obtido desempenhos excecionais nos rankings dos melhores mestrados do mundo. A criação do novo campus permitirá que a NOVA IMS continue a crescer e a prosperar atraindo ainda mais estudantes e profissionais de topo”, explicou Isaltino Morais.