Biografia
Paulo Rita possui um Pós-Doutoramento em E-Marketing (Universidade do Nevada Las Vegas, EUA), um Doutoramento em Marketing (Universidade de Cardiff, Reino Unido), um Certificado de Pós-Graduação em Competências de Investigação e Métodos Quantitativos em Gestão (Universidade de Glasgow, Reino Unido) e uma Licenciatura em Gestão de Empresas (ISCTE-IUL).
Professor Catedrático de Marketing na NOVA Information Management School (NOVA IMS), Universidade NOVA de Lisboa, Paulo Rita também é Diretor do Mestrado em Marketing Analítico (Inteligência de Marketing, Investigação de Marketing & CRM, Marketing Digital e Análise de Dados, Ciência de Dados para Marketing), Diretor do Programa de Pós-Graduação em Business Intelligence e Analytics para Hotelaria e Turismo, Diretor do NOVA Marketing Analytics Lab. Foi Professor Catedrático de Marketing no ISCTE-IUL, Vice-Presidente da European Doctoral Programmes Association in Management and Business Administration (EDAMBA) e Membro do Comité Executivo da European Marketing Academy (EMAC). Atualmente, faz parte do painel de avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no que diz respeito a candidaturas a bolsas para Projetos de Investigação de Doutoramento e Pós-Doutoramento em Gestão, sendo também Membro Especialista do Grupo de Trabalho para a Agenda de Investigação em Turismo 2030 da FCT, Presidente do Painel de Avaliação para Acreditação de Programas de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Marketing em Universidades de Portugal, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), e Membro do Conselho Consultivo Externo do Mestrado em Gestão (ESCP Business School) - Classificado como #4 a nível mundial (Financial Times, 2023) - com Campi em Berlim, Londres, Madrid, Paris, Turim, Varsóvia.
Paulo Rita é ainda Editor Associado de Marketing para o European Journal of Management and Business Economics, Editor Coordenador do International Journal of Hospitality Management, Membro do Conselho Editorial do International Journal of Contemporary Hospitality Management e Revisor de diversas publicações científicas em Marketing. As suas áreas de pesquisa concentram-se em marketing digital/mídias sociais, análise de marketing, comportamento do consumidor/neurociências e marketing turístico. Autor de publicações nestas áreas, com mais de 11.300 citações no Google Scholar, Paulo Rita publicou mais de 140 artigos em revistas científicas. Além disso, nos últimos três anos, tem sido destacado pelo Ranking da Universidade Stanford como integrante da lista "World s Top 2% Scientists".
Paulo Rita já publicou as suas pesquisas em várias revistas cenceituadas nas áreas de marketing, sistemas de informação de gestão, turismo e hotelaria, tais como o Journal of Business Research, Journal of Retailing and Consumer Services, International Journal of Consumer Studies, European Journal of Marketing, Journal of Services Marketing, Journal of Marketing Communications, Journal of Consumer Behavior, Journal of Business Ethics, Tourism Management, Annals of Tourism Research, International Journal of Hospitality Management, Journal of Hospitality Marketing and Management, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Current Issues in Tourism, Computers in Human Behavior, International Journal of Information Management, Decision Support Systems, Expert Systems with Applications, Neural Computing and Applications.