Ver o conteúdo principal

Docentes

Biografia

Luis Madureira é Adjunct Professor na Pós-Graduação em "Gestão de Informações e Segurança" desde 2014 e Coordenador do "Programa Executivo em Competitive Intelligence e Data-Driven Decision Making".

Managing Partner e Founder da ÜBERBRANDS, uma boutique de consultoria estratégica que suporta as organizações a navegar com sucesso o ambiente competitivo. Previamente foi Global Competitive Intelligence Practice Lead da Ogilvy Consulting. Possui uma vasta experiência internacional em Consultoria e na indústria de Bens de Grande Consumo (Diageo, Coca-Cola, PepsiCo, Red Bull, United Coffee, e Heineken) onde desempenhou funções de liderança em Competitive Intelligence, Estratégia, Marketing, e Vendas, a nível internacional e global.  Foi-lhe atribuído o Fellowship, o maior reconhecimento em Competitive Intelligence (CI) pelo The Council of CI Fellows. É Chairman do SCIP Portugal, e Keynote Speaker a nível internacional.

Autor do SMINT, a primeira abordagem de CI em tempo-real, assim como do INNOVaction, um programa de inovação end-to-end.

Licenciado pela NOVA SBE em Economia e certificado com CIP-I & II pela Academy of Competitive Intelligence.

Doutoramento em Competitive Intelligence Science pela NOVA IMS em Gestão de Informação (Sistemas de Informação e Suporte à Decisão), sendo Integrated Researcher do MagIC Reserach Center.

Publicações Cientificas

Madureira, L., Popovic, A., & Castelli, M. (2023)

Competitive Intelligence Empirical Validation and Application: Foundations for Knowledge Advancement and Relevance to Practice. Journal of Information Science. https://doi.org/10.1177/01655515231191221

Madureira, L., Popovic, A., & Castelli, M. (2023)

Competitive Intelligence Maturity Models: Systematic Review, Unified Model and Implementation Frameworks. Journal of Intelligence Studies in Business, 13(1), 6-29. https://doi.org/10.37380/jisib.v13i1.988

Madureira, L., Sergeenko, I., & Zaimenko, S. (2023)

Competitive Intelligence and International Business Development Strategies for Multinational Enterprises in Conflict Zones: A Study of the Fast-Food Industry During the Russia-Ukraine Conflict. Journal of Intelligence Studies in Business, 13(Special Issue 1), 10-32. https://doi.org/10.37380/jisib.v13iSpecial%20Issue%201.1133

Madureira, L., Popovic, A., & Castelli, M. (2021)

Competitive Intelligence Empirical Construct Validation Using Expert In-Depth Interviews Study. In 2021 IEEE International Conference on Technology Management, Operations and Decisions (ICTMOD) (pp. 1-6) (ICTMOD 2021. IEEE International Conference on Technology Management, Operations and Decisions, 24-26 Nov. 2021, Marrakech, Morocco). IEEE. https://doi.org/10.1109/ICTMOD52902.2021.9739422

Madureira, L., Popovic, A., & Castelli, M. (2021)

Competitive intelligence: A unified view and modular definition. Technological Forecasting and Social Change, 173, 1-17. [121086]. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2021.121086

Madureira, L., Castelli, M., & Popovic, A. (2019)

Design thinking: the new mindset for competitive intelligence? Impacts on the competitive intelligence model. In Proceedings of the 19th  Portuguese Association of Information Systems Conferemce: digital disruption: living between data science, IoT and ... people (pp. 34). Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.

Madureira, L. (2019)

Design Thinking: The New Mindset for CI? Competitive Intelligence Magazine - SCIP, 24(1)