Como estudante na NOVA IMS, tens diversas oportunidades para adquirir experiência internacional durante os teus estudos. Podes estudar durante um semestre numa universidade parceira e/ou estagiar numa organização durante um ou dois semestres para ganhares experiência profissional, podendo também utilizar essa experiência no teu Trabalho Final de Mestrado. Como regra geral, as propinas na universidade parceira são dispensadas ou financiadas através de uma bolsa de estudos.
Os programas de mobilidade no âmbito do Erasmus+ oferecem um enquadramento organizativo bem estruturado para estudar/estudar no estrangeiro, devido a regulamentos uniformes em toda a Europa, tais como:
- O Gabinete Erasmus da universidade de origem estabelece contacto com a universidade anfitriã.
A acreditação das conquistas obtidas no estrangeiro é vinculativamente regulamentada antes da estadia no estrangeiro.
- Se te inscreveres atempadamente na universidade anfitriã, muitas vezes é reservado um lugar numa residência universitária.
- A maioria das universidades anfitriãs oferece uma ampla rede de apoio, etc.
No âmbito do programa Erasmus+, a NOVA IMS possui universidades parceiras na Europa onde os estudantes podem passar um semestre no estrangeiro. As modalidades de intercâmbio são definidas nos "acordos bilaterais" entre a NOVA IMS e a respetiva universidade parceira. Isto significa que nas universidades internacionais há um número diferente de vagas de estudo disponíveis para estudantes da NOVA IMS, em diferentes áreas de estudo.
Podes candidatar-te a um semestre de intercâmbio durante os períodos oficiais de candidatura, habitualmente no inicio do segundo semestre.
Nota que as candidaturas devem ser submetidas com um ano de antecedência. Isso significa que, se te candidatares durante um período de candidatura no semestre de inverno e conseguires um lugar de intercâmbio, começarás o teu semestre de intercâmbio no semestre de inverno seguinte.