Até 15 de novembro de 2024, estão abertas as candidaturas às Bolsas de Mobilidade Erasmus+ Staff para:
- Mobilidades para missões de Ensino (STA): staff docente da NOVA IMS.
Esta atividade permite a membros do pessoal docente da NOVA IMS ensinar numa IES parceira no estrangeiro (consultar lista de acordos).
- Mobilidades para Formação (STT): staff docente e não docente da NOVA IMS.
Esta atividade apoia o desenvolvimento profissional de pessoal docente e pessoal não docente da NOVA IMS através de eventos de formação no estrangeiro (exclui conferências ou meras visitas de trabalho) e períodos de observação/acompanhamento no posto de trabalho/formação numa IES (ver requisitos de acordo interinstitucional IIA em baixo) ou noutras entidades pertinentes.
Requisitos de acordo interinstitucional (IIA)
Mobilidades com:
- Estados-Membros da UE ou de países terceiros associados ao Programa
Bélgica, Bulgária, Chéquia, Dinamarca, Alemanha, Estónia, Irlanda Grécia, Espanha, França, Croácia, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Malta, Países Baixos, Áustria, Polónia, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Finlândia, Suécia + Macedónia do Norte, Sérvia, Islândia, Listenstaine, Noruega, Turquia.
- STA - IES detentora da ECHE (carta Erasmus) | IIA obrigatório.
- STT - IIA não obrigatório.
- Países terceiros não associados ao Programa
Todos os países não indicados na lista acima.
- STA - IES | IIA obrigatório.
- STT - IIA obrigatório sempre que ocorra em IES | noutras entidades, não é obrigatório.
Devido a restrições orçamentais, o período máximo financiado para cada beneficiário será de 5 dias, acrescidos de até 2 dias de viagem (quando não coincidirem com dias de trabalho).
* As mobilidades para Países Parceiros deverão ser, no mínimo, de 5 dias de trabalho. Ao valor diário para subsistência será acrescido um contributo para as despesas de viagem, com base na distância do percurso com recurso à calculadora de distâncias da Comissão Europeia (http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/tools/distance_en.htm).
Para mais informações sobre oportunidades de formação para o pessoal das instituições de ensino superior, consulte a página IMOTION.
Todas as mobilidades devem ser realizadas até 31/07/2025.
Para saber mais sobre o acesso a estas bolsas, por favor, clique EDITAL STAFF WORK 2023 e EDITAL ERASMUS 2024 E WORK 2024.
Preparação da Candidatura
- Na fase de preparação da candidatura, o candidato deve seguir os seguintes passos:
Verificar os critérios de elegibilidade indicados:
Ao candidatar-se a este projeto, é essencial:
- Assegurar que domina a língua de ensino/trabalho;
- Garantir que possui o background académico/profissional necessário nas áreas de estudo/trabalho para se candidatar à atividade selecionada;
- Ter em conta o custo real de vida em cada instituição parceira e analisá-lo considerando o montante mensal da bolsa, em caso de seleção;
- Considerar a necessidade de adaptação a diferentes realidades culturais e também a condições climáticas distintas, em caso de seleção;
- Considerar a necessidade de apoio financeiro para as primeiras semanas, em caso de seleção.
- Contactar a instituição de ensino superior de acolhimento para definir as datas de mobilidade e a proposta para:
- o acordo de mobilidade de ensino - para STA;
- o acordo de mobilidade de formação - para STT.
- Preparar uma proposta de mobilidade/projeto que descreva os objetivos, atividades e plano de trabalho previsto, tendo em consideração os objetivos e metas do programa:
- Assegurar que esta proposta é objetiva e específica em relação à metodologia e viabilidade, impacto e benefícios, bem como à capacidade de atingir os propósitos do projeto dentro do prazo estabelecido pela duração da bolsa. A falta de informações detalhadas ou objetividade reduzirá as hipóteses de sucesso durante o processo de avaliação da candidatura.
- Carta de pré-aceitação da instituição de acolhimento:
- Será também aceite uma versão em PDF dos emails trocados com a instituição de acolhimento.
Candidaturas
Para se candidatar, complete o formulário de candidatura.
Todas as candidaturas de mobilidade devem receber aprovação prévia. Portanto, cada candidato deve obter o apoio formal da Direção da NOVA IMS, confirmando a relevância da mobilidade. Este apoio é necessário para que a candidatura seja considerada válida.
Critérios de seleção
- Vínculo contratual formal como docente (para o pessoal docente);
- Mínimo de um ano de serviço (antiguidade) na NOVA IMS.
Critérios de seleção/classificação
- Número de mobilidades Erasmus previamente realizadas (prioridade para aqueles que nunca participaram em mobilidade, por ordem crescente);
- Antiguidade na NOVA IMS (prioridade para aqueles com mais anos de serviço na NOVA IMS).
Após a seleção, os candidatos aprovados para a bolsa Erasmus+ devem também cumprir os critérios de admissão de cada instituição de acolhimento.