Ver o conteúdo principal

Artificial Intelligence - Implications for Business Strategy

Slide Página

Inteligência Artificial: Implicações na Estratégia Empresarial

A indústria das Tecnologias de Informação atravessa um momento crucial. Nunca antes testemunhámos o surgimento de uma tecnologia que causasse tanto impacto e obtivesse tão amplo apoio executivo, resultados comerciais concretos e uma adoção tão rápida pelos utilizadores. De facto, em poucos meses, a Inteligência Artificial (IA) Generativa capturou a atenção, imaginação e preocupação da maioria dos líderes tecnológicos e empresariais em todo o mundo.

A rápida adoção da IA está a transformar esta tecnologia de um mero elemento de software "embrionário" para uma tecnologia fundamental, central nas operações das organizações. Acreditamos que a adoção da IA trará ganhos semelhantes (se não superiores) aos que observamos nos pioneiros digitais (quatro vezes o crescimento das receitas e cinco vezes a rentabilidade), e este processo será acelerado. Para permanecerem competitivos, todos os CEOs terão de desenvolver uma estratégia de IA para abordar questões como política de utilização, propriedade, inclusão de dados, custos, segurança e criação de valor.

Neste contexto, este programa visa fornecer aos líderes das organizações portuguesas orientações sobre as principais considerações a ter em conta no desenvolvimento de uma estratégia de negócio, de modo a obter o máximo valor pela integração da Inteligência Artificial nas operações empresariais.

Entidade Parceira

  • IDC Logo

Informações Gerais

O curso irá decorrer em regime presencial, em horário laboral (09-18h), nos dias 18, 19 e 20 de Novembro.
A realização do curso está sujeita à confirmação de inscrição de um mínimo de 15 participantes.


Requisitos e processo de candidatura

Para se inscrever nesta formação, deverá preencher o formulário de candidatura, presente nesta página, até 14 de outubro.
Após o preenchimento do mesmo, ser-lhe-á confirmada a inscrição e indicados os passos a seguir.


Valor e pagamento do curso

A inscrição para este curso tem um valor de 1700€, a pagar após confirmação de inscrição.
Almoços e coffee breaks incluídos.


Descontos

Os descontos abaixo não são cumulativos:

  • 10% para os Alunos e Alumni (de Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento) da NOVA IMS, se pago individualmente;
  • 20% de desconto na inscrição de 5 pessoas da mesma empresa;
  • 30% de desconto para entidades associadas da AD NOVA IMS.


Idioma

Este curso será lecionado em português.

Destinatários

  • Gestores e diretores das áreas de sistemas de informação e marketing que pretendem aprofundar os seus conhecimentos no que respeita à transformação digital, em particular o papel que o Data Science e o Big Data terão nesta alteração de paradigma;
  • Profissionais que participam ou têm responsabilidades no planeamento, implementação e monitorização de projetos de transformação digital;
  • Profissionais da área de business analytics que pretendem compreender como a sua função pode contribuir para o desenvolvimento da organização;
  • Profissionais e consultores, que pretendem desenvolver uma visão clara do papel dos dados e da informação no futuro da competitividade empresarial.

Programa

18 de novembro

UMA INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Duração: 8h
Docente: Fernando Bação, NOVA IMS

  • O que é a IA e as diferenças entre:
    • Machine Learning
    • Deep Learning
    • Processamento de Linguagem Natural
    • IA Generativa
  • A história da IA tanto numa perspetiva técnica como social;
  • Colaboração entre computadores e pessoas para impulsionar a Inteligência Coletiva;
  • Enquadramento para a utilização de IA na obtenção de vantagens estratégicas no mundo empresarial;
  • Analisar como as organizações utilizam tecnologias para suportar a sua estratégia.

19 de novembro

DA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS DIGITAIS À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Duração: 4h
Docente: Bruno Soares, IDC

  • Visão geral da Estratégia de Negócios Digitais;
    • Maturidade, benchmark, visão, estratégia e plano de ação

  • Estratégia de Analytics & IA
    • Avaliação de maturidade e benchmark
    • Visão, estratégia e plano de ação
    • Componentes-chave de Analytics & IA
      • Tecnologias de dados
      • Arquitetura de dados
      • Governança de dados
      • Privacidade e segurança de dados

INTRODUÇÃO À IA GENERATIVA

Duração: 4h
Docente: Bruno Soares, IDC

  • Definir casos de utilização e valor para o negócio
  • Desenvolver diretrizes e políticas organizacionais
  • Capacitar processos, tecnologias & dados
  • Avaliar e endereçar riscos
  • Implementar projetos-piloto e definir os próximos passos.

20 de novembro

REGULAÇÃO E COMPLIANCE DE DADOS & IA

Duração: 2h
Docentes: Magda Cocco, Vieira de Almeida & Associados

LABORATÓRIO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Duração: 6h
Docentes: Fernando Bação & Gabriel Coimbra + Representantes das empresas MICROSOFT e SALESFORCE

  • Experimentação com:
    • Machine Learning
    • Deep Learning
    • Reconhecimento Automático de Voz
    • Processamento de Linguagem Natural
    • IA Generativa

Corpo Docente

Fernando Bação

Professor Catedrático, NOVA IMS

Image content

Fernando Bação, Professor Catedrático na NOVA Information Management School, lidera o Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Business Intelligence, distinguido como o melhor do mundo pelo sexto ano consecutivo na categoria de Business Intelligence and Strategy pela Eduniversal Best Masters Ranking 2024.  Lidera ainda os programas de Mestrado em Direito e Mercados Financeiros, e é membro do Conselho Geral da Universidade NOVA de Lisboa.

Com vasta experiência nas áreas de Ciência de Dados e Machine Learning, Fernando Bação tem desenvolvido projetos com relevância económica e social. É reconhecido desde 2021 como um dos 2% dos investigadores mais citados globalmente, segundo a lista da Universidade de Stanford, o que evidencia o impacto da sua investigação na comunidade científica internacional.

Para além do meio académico, Fernando Bação tem uma sólida presença como consultor em empresas nacionais e internacionais. Adicionalmente, assume um papel ativo como investidor e conselheiro em "Early Stage Startups" no domínio dos Dados e Inteligência Artificial.

Gabriel Coimbra

Head of South Europe Sales & Country Manager, IDC

Image content

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de TIC, Gabriel Coimbra é responsável pelo negócio da IDC na Europa de Sul, a empresa líder mundial na área de Market Intelligence, Advisory e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica de Consumo. Para além das atividades de gestão, Gabriel Coimbra está diretamente envolvido na conceção e coordenação dos vários estudos e serviços de Advisory que a IDC desenvolve, e contribui também em diversos projetos de consultoria e advisory da IDC. A sua opinião é regularmente citada na imprensa especializada e económica, como é o caso do Semanário Expresso, Diário Económico, Revista Exame, Jornal de Negócios entre outras. Gabriel Coimbra realiza também apresentações nos principais eventos sobre Transformação Digital e Tecnologias de Informação e Telecomunicações em Portugal, Angola, Moçambique, Brasil e Espanha. Colabora com a NOVA IMS e as principais escolas de gestão e tecnologia, em programas de pós-graduação em Sistemas de Informação e Transformação Digital. É também investidor e Advisor na Faber Ventures, um VC focado em Early Stage Startups de Dados e Inteligência Artificial. Além do mestrado em Estatística e Gestão de Informação pela NOVA Information Management School, e da pós-graduação em Gestão Avançada pela Católica Lisbon School, acredita na aprendizagem contínua ao longo da vida! Além de ler diariamente o Research da IDC, é viciado em audiolivros, podcasts e YouTube, as melhores fontes para a aprendizagem contínua na sua perspetiva.

Bruno Soares

Leading Executive Advisor & Assistant Professor, IDC

Image content

Experiência profissional de 15 anos na indústria de serviços profissionais de assessoria, consultoria e auditoria, em projetos nos domínios de Governance, Gestão, Risco e Segurança de Sistemas de Informação nas indústrias de Financial Services, Technology, Media & Telecommunications, Healthcare e Government, tendo colaborado com os principais players de mercado em Portugal, Angola e Moçambique. Iniciou a sua carreira profissional na Deloitte Consulting, tendo passado posteriormente pela área de Information Risk Management da KPMG e integrado em 2006 a divisão de Enterprise Risk Services da Deloitte. Atualmente colabora com um ecossistema de parceiros locais e internacionais, entre os quais a IDC Portugal onde é desde 2015 IT Executive Senior Advisor para as áreas de IT Strategy, Governance e Security. É professor convidado no ISCAC -Business School Coimbra, Católica Lisbon School of Business & Economics, Instituto Superior Técnico, Universidade Europeia, Universidade Portucalense e Unipê – Centro Universitário de João Pessoa (Paraíba, Brasil), e Presidente fundador do ISACA Lisbon, Portugal Chapter, colaborador em várias associações profissionais e orador em diversas conferências e seminários locais e internacionais.

Magda Cocco

Head of Practice Partner, Vieira de Almeida & Associados

Image content

Integra a VdA desde 1994. Sócia Responsável pelas áreas de Comunicações, Proteção de Dados & Tecnologia e Digital Frontiers, e Sócia responsável pelo setor Aeroespacial da VdA. Tem uma vasta experiência com projectos tecnológicos inovadores no setor das comunicações electrónicas em várias jurisdições e regiões, nomeadamente na Europa e África.
Liderou equipas multidisciplinares em diferentes projectos e transacções no âmbito das TIC, assessorando Governos e Reguladores na definição de políticas regulatórias e elaboração de legislação e tendo também aconselhado várias organizações internacionais como a União Internacional de Telecomunicações, o Banco Mundial e o Banco Europeu de Investimento.
Tem prestado aconselhamento especializado a empresas e entidades públicas de diferentes indústrias sobre várias questões jurídicas da economia digital, desde comunicações electrónicas e postais às tecnologias de informação e emergentes, tais como IA, robótica, blockchain, nanotecnologia, Big Data e IoT.
Em matéria de Proteção de Dados & Cibersegurança, tem prestado aconselhamento especializado a empresas e a entidades públicas de diversos setores de atividade em questões de governance, estratégias relacionadas com dados, coordenação de programas de compliance com o RGPD e situações de ameaça à Cibersegurança.

Contactos

Caso pretenda obter mais informações sobre este curso, por favor contacte:

AD NOVA IMS
+351 213 828 629
adnovaims@novaims.unl.pt

Localização

Este curso irá realizar-se nas instalações da NOVA IMS, no Campus de Campolide, em Lisboa.

Transports
Metro: S. Sebastião (Blue and Red Line); Praça de Espanha (Blue Line)
Carris: 701, 713, 716, 726, 742, 746, 756, 758, 770