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Competitive Intelligence and Data-Driven Decision Making

Competitiveintelligence

Competitive Intelligence and
Data-Driven Decision Making

Num mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo - V.U.C.A. - navegar o ambiente competitivo com sucesso é cada vez mais difícil. A quantidade de informação disponível (BIG DATA), assim como a desinformação (FAKE NEWS) crescem de forma exponencial dificultando a tomada de decisão e o desenvolvimento de estratégias de sucesso. A gestão de topo necessita assim de insights acionáveis para suportar a tomada de decisão e a execução da mesma, com o objetivo de aumentar a performance global da empresa, no presente, e no futuro. Este programa endereça estes desafios de forma integrada, abrangendo todas as áreas funcionais e nos diversos níveis organizacionais.

A participação no curso atribuí a todos os participantes um certificado de formação avançada da NOVA IMS da Universidade NOVA de Lisboa.

Entidade Parceira

  • Scip
    SCIP

Destinatários

Os destinatários deste programa são os quadros diretivos, com responsabilidade pela tomada de decisão estratégica, assim como os quadros intermédios que suportam a tomada de decisão estratégica e tática, e que aspiram a um papel de liderança de sucesso nas organizações. Gestores que tomam decisões de negócio e que pretendem aumentar o seu impacto profissional, assim como o da empresa que representam, terão neste programa uma base de desenvolvimento imprescindível. Os analistas de negócio, Data Scientists e profissionais de Tecnologias de Informação têm neste programa a oportunidade de complementar as suas competências para poderem aspirar a uma função de gestão ou estratégia de negócio. Os modelos, ferramentas apresentados podem ser aplicados desde as multinacionais (MNEs) até às pequenas e médias empresas (PMEs).

Objetivos

O Programa em Competitive Intelligence e Data-Driven Decision Making tem como objetivo principal aumentar a competitividade estratégica das empresas Portuguesas através da superior preparação da gestão de topo – C-Suite – e respetivas áreas funcionais para lidar com um contexto de decisão atual e futuro, que se caracteriza por uma volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade crescente. O objetivo fulcral é dotar os Executivos e as suas Empresas com as competências críticas na tomada de decisão suportada em dados, através da sua transformação em insights acionáveis para a tomada de decisão e desenvolvimento de estratégias competitivas de sucesso.

  • Compreensão do que é a Tomada de Decisão baseada em insights acionáveis (Competitive Intelligence);
  • Desenvolver a capacidade de analisar de forma estruturada de dados e informação proveniente do ambiente competitivo, seja com metodologias tradicionais seja com Data Science / Artificial Intelligence;
  • Desenvolvimento de estratégia competitiva ganhadora ao nível da empresa, seus negócios e áreas funcionais;
  • Aplicação da Estratégia Competitiva no suporte à Transformação Digital;
  • Aplicação da Estratégia Competitiva na tomada de decisão presente (através de insights) e no futuro (através de Prospetiva / Foresight e Planeamento por Cenários).

Programa

A estrutura deste programa pretende ajustar-se à realidade das empresas através da frequência de diferentes módulos que endereçam diferentes necessidades e com resultados práticos distintos. É aconselhado a frequência dos diversos módulos pela ordem que foram desenvolvidos, sendo que isso não limita a frequência de módulos de forma avulsa para colmatar knowledge gaps (exceto o Módulo 5).

Os módulos têm a duração de 1 dia (8 horas – 9h-18h) em versão presencial.

NOTA MÓDULO 5: obrigatória a frequência dos módulos anteriores.

  • Módulo 1

    Data-Driven Decision Making (8H):

    Este módulo endereça os básicos da Tomada de Decisão. Em particular, como a performance da empresa e do executivo pode ser melhorada através da Tomada de Decisão suportada em dados, informação e insights acionáveis (Intelligence). Será analisado e discutido o contexto de Tomada de Decisão atual, assim como os conceitos de mundo VUCA, Cisnes Negros, Motores de Mudança da Industria e Estratégica relevantes. Os impactos serão identificados e desmontados para a sua posterior resolução através de Competitive Strategy e Competitive Intelligence. A Análise e os Vieses Cognitivos (Cognitive Bias) serão abordados em detalhe no sentido de criação de autoconsciência para os erros de julgamento, e eliminação de Pontos Cegos (blindspots) de que normalmente somos vítimas na tomada de decisão. A identificação das necessidades de Competitive Intelligence será endereçada através da posta em prática de um Framework específico para esse objetivo (Issue Analysis).

    • Contexto de Tomada de Decisão;
    • Industry Change Drivers;
    • Impactos na Tomada de Decisão;
    • Conceitos de Competitive Inteligence;
    • Análise;
    • Cognitive Bias;
    • Blindspots;
    • Issue Analysis + Must-Win Battles.
  • Módulo 2

    KITs, OSINT e HUMINT (8H):

    Este módulo constrói na identificação das necessidades de CI identificando quais os tópicos que devem ser monitorizados (KITs), assim como as perguntas chave que o CI terá de responder (KIQs). Para tal serão apresentadas as principais técnicas de recolha de informação secundária em fontes abertas (OSINT) assim como em fontes humanas ou primárias (HUMINT). Realce para o facto destas duas disciplinas de recolha de dados serem extremamente relevantes para a eficácia e eficiência de qualquer profissional, em qualquer função, nível hierárquico, em qualquer indústria. A competência de encontrar a informação necessária e a estruturar para mais tarde ser usada é fundamental num mundo em excesso de informação (Information Overload). Por outro lado a capacidade de “ler” a linguagem não verbal dos colegas, clientes, consumidores, etc traduz-se num aumento da Inteligência Emocional, crítica para o sucesso pessoal e profissional.

    • OSINT
      • Recolha de Informação Digital (Boolean Operators);
      • Principais plataforma de recolha de Informação na Web;
      • Social Web Listening.
    • HUMINT
      • Técnicas de Entrevista e de Elicitação;
      • Non-Verbal Intelligence / Body Language.
    • Estruturação da Informação e redução do ruído;
    • CI System (Sistema de Informação de CI, de Negócio, de Marketing, e Pessoal/Profissional).
  • Módulo 3

    Análise Competitiva & Intel (8H):

    Este módulo foca-se na análise dos dados e da informação crítica para através de Pensamento Sistemático (Systems Thinking) e baseado em técnicas, ferramentas, e Frameworks chegar aos insights que permitem uma Tomada de Decisão Informada e desenho de estratégias de sucesso no mercado. Estes artefactos serão partilhadas e postos em prática através de exercícios práticos usando dados e informação real (pode ser utilizada informação da empresas dos participantes no caso de ser mono empresa). O resultado deste módulo são os insights que serão acionados pelo analista ou pelo decisor na tomada de decisão de curto - ou de longo-prazo dependendo do KIT / KIQ em questão. A profundidade dos insights vai desde a Estratégia da companhia ao Social Media.

    • Intelligence Funnel© - metodologia proprietária (Exercício);
    • SWOT / TOWS (Exercício);
    • Generic Strategies e Positioning Clock (Case Estudo);
    • Marketing Communications Decision Model (Exercício);
    • Digital Brand Architecture – (Exercício);
    • Marketing Metrics;
    • Advertising Media and Web Metrics (Demonstração);
    • Social Media Analytics (Caso Estudo).
  • Módulo 4

    Comunicação de Intelligence (8h):

    Os melhores e mais corretos insights de nada servem se não chegarem ao decisor certo, no tempo certo, e de forma clara. Este módulo foca-se na disseminação e comunicação dos insights através do desenvolvimento dos entregáveis corretos, na forma correta e de preferência do decisor. Conceitos como Data Storytelling e Design Thinking serão aqui abordados como potenciadores da comunicação eficaz em Competitive Intelligence, e que obviamente se aplica às restantes áreas de negócio. É assim uma competência fulcral no mundo dos negócios de hoje onde a capacidade de prestar atenção (attention span) é cada vez menor. A parte prática baseia-se em Role Play, simulação e um pitch baseado no desenvolvimento de um Perfil de Concorrente.

    • Presenting to Win / Data Storytelling;
    • Visual Thinking;
    • Intelligence Elevator Pitch;
    • Design Thinking;
    • Competitor Profiling (desde a estratégia da companhia à de Marketing e Comunicação).
  • Módulo 5A

    Business War Game (8h):

    Um Business War Game é um exercício de simulação estratégica onde são tidos em conta os impactos cruzados dos vários agentes económicos num determinado mercado ou situação onde a tomada da decisão é demasiado importante para ser feitas de forma puramente intuitiva. Exemplos destas situações são a entrada num novo mercado geográfico, lançamento de um novo produto, ou de uma nova campanha de comunicação de reposicionamento de um produto ou marca. Um Business War Game também pode servir para confirmar (stress-test) a estratégia desenvolvida a qualquer nível.

    • Business War Game
      • Conceito;
      • Processo.
    • Business War Game Workshop
      • Desenvolvimento ou confirmação de Estratégias e Tomada de Decisões.
  • Módulo 5B

    Scenario Planning (8h):

    A única forma de prever o futuro é construí-lo. O Scenario Planning é um processo de identificação dos cenários plausíveis ou de maior impacto que permite às organizações se guiarem para atingir os seus objetivos. No contexto atual, esta metodologia é crítica na antecipação ao mercado e aos concorrentes. Este modulo é dividido entre a partilha do processo assim como a sua efetivação na construção dos cenários propriamente ditos. O resultado é um conjunto de cenários que permitem o desenvolvimento de estratégias de sucesso no curto- e no longo-prazo.

    • Scenario Planning
      • Conceito;
      • Processo.
    • Scenario Planning Workshop
      • Desenvolvimento dos cenários e identificação das estratégias e decisões necessárias para o sucesso no curto e longo-prazo.
  • Módulo 5C

    CI System Set-up (8h):

    Este módulo foca-se na implementação de um sistema de Competitive Intelligence. Serve como sumário integrativo (wrap-up) dos módulos 1-4. Serão partilhadas aos melhores práticas assim como o framework de implementação de um Sistema de CI que permitirá estabelecer uma função de classe mundial. Realce para o facto de o instrutor deste módulo ter longa experiência na implementação prática destas funções, quer do lado da empresa, quer do lado do consultor, nalgumas das maiores empresas nacionais e internacionais Top20 da Forbes. Este facto permite  aos participantes encurtar o tempo de implementação e uma base com potencial de desenvolvimento futuro, evitando custos desnecessários.

    • CI System Roadmap;
    • The Good the Bad and the Ugly;
    • Partilha dos Desafios e Best Practices;
    • Dicas e conselhos.
  • Módulo 5D

    Data Visualization (8h):

    O principal objetivo do módulo consiste em dar a conhecer as capacidades de apoio à decisão potenciadas pela utilização das plataformas de Business Intelligence e apoiar a construção dos dashboards que responde às necessidades específicas dos participantes do curso.

    • Compreender o processo da Business Intelligence;
    • Perceber o papel das aplicações analíticas, da monitorização do desempenho das organizações e das ferramentas de visualização no processo de Information Discovery e Storytelling with Data;
    • Identificar e construir os indicadores chave das aplicações analíticas em contexto organizacional;
    • Desenhar dashboards que suportem o storytelling da informação relevante para a tomada de decisão (em PowerBI).
  • Módulo 5E

    Data Science (8h):

    As empresas estão cada vez mais inundadas com os dados coletados automaticamente e, muitas vezes, em tempo real através de um número cada vez maior de canais. Estes dados proporcionam potencialmente aos gestores a capacidade de entenderem melhor os seus clientes, permitindo-lhes a definição de estratégias para maximização das oportunidades de negócio. Neste contexto, a compreensão do fenómeno Big Data é fundamental para todos os gestores e decisores. Uma compreensão sólida do que significa, das suas implicações e dos seus ganhos potenciais, torna viável a definição de uma estratégia que potencie os benefícios do Big Data.
    Nesta sessão analisaremos como o futuro destes investimentos está ligado à sua capacidade para gerar valor, assim, é indispensável uma abordagem pragmática na sua utilização, inserção na organização e avaliação do seu contributo para o negócio.

    • Introdução a Big Data;
    • Processos e Pessoas;
    • Tecnologias e Métodos de Big Data;
    • Casos de Estudos;
    • O Papel de Big Data na Inovação;
    • Implicações de Big Data.

Corpo Docente

Flávio Pinheiro

Professor da Universidade NOVA de Lisboa

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Luís Madureira

Coordenador do Programa | Professor da Universidade NOVA de Lisboa

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Miguel de Castro Neto

Coordenador do Programa | Professor da Universidade NOVA de Lisboa

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Informações Gerais

Investimento para Open Enrolment por Participante

  • Valor por Módulo: 700€ (8H);
  • Certificado ao completar 5 Módulos (4 obrigatórios e 1 opcional);
  • Módulos Opcionais apenas disponíveis mediante frequência dos 4 Módulos Base;
  • Mínimo de 5 alunos para realizar o Programa.

Estão incluídos: os coffee breaks e o acesso ao estacionamento.

O pagamento do valor do curso poderá ser efetuado em prestações: 40% na confirmação da inscrição no curso e 60% até 2 semanas antes do início do curso.

Idioma

Este curso será lecionado em português.

Descontos

Os descontos abaixo não são cumulativos:

  • 10% para os Alunos e Alumni (de Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento) da NOVA IMS, se pago individualmente;
  • 20% de desconto na inscrição de 5 pessoas da mesma empresa;
  • 30% de desconto para entidades associadas da AD NOVA IMS.

Certificado de Formação Avançada

A participação no curso atribuí a todos os participantes um certificado de formação avançada da NOVA IMS da Universidade Nova de Lisboa, ao completar 5 Módulos (4 obrigatórios e 1 opcional).

Cam Mackey
Diretor Executivo | SCIP
Andrea Mohamed, MBA
Vice President of Strategy, Innovation, Marketing and Communications
Eva Steffen
Strategic Marketing Manager | Market Intelligence
Paul Habrecht
Manager, Mergers & Acquisitions | Consumer Products
Emily Saitta
Global Market and Competitive Intelligence Lead | Fraud & Identity Solutions
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Apesar de estar cercado por dados e armado com poder de computação quase ilimitado, o papel do julgamento humano na tomada de decisões estratégicas nunca foi tão importante. Ao unir a ciência da análise de dados com a arte da inteligência competitiva, este curso permitirá que os participantes tomem decisões que afetam a estratégia e o desempenho com maior confiança. Como comunidade sem fins lucrativos líder para profissionais de inteligência competitiva, a SCIP tem o prazer de apoiar este novo empolgante programa de formação executiva.
The NOVA IMS/SCIP Executive Education Course in Competitive Intelligence and Data Driven Decision Making was a masterclass for anyone leading an intelligence function within a business. Luis is a prolific, accessible and personable instructor who seamlessly blends real world experience with theoretical grounding. At the conclusion of the course, I now have all the tools and knowledge I need to develop a roadmap for building toward a world class function. Highly recommend!
Luis is like an encyclopedia for CI. Not only does he know all the frameworks, tools and theories but he also has strong experience in the application of those. The many real life examples and hands-on demonstrations in the training helped me to transfer the knowledge to our specific environment. The content and additional material which goes broad and deep will serve me as a valuable tool box over the next months or years as we develop a CI function in our organization.
The Executive Education Program on CI and Data Driven Decision Making offered by SCIP and NOVA IMS made an immediate impact on my day to day work in M&A and gave me the theoretical framework to think creatively about better integrating CI tools and frameworks into the formal corporate development processes of my firm. From the quality of my own analysis to enhanced deliverables and storytelling, the return on investment for participating in the program has been tremendous.
One unexpected bonus from the SCIP course was the accessibility to Luis. He sent relevant materials and content to help me with a specific question I had about creating a competitive intelligence roadmap. The one-on-one support was a big help and much appreciated!