Leonardo Vanneschi eleito Diretor do MagIC

Vanneschi

O Centro de Investigação MagIC, que reúne mais de 80 investigadores nas áreas de Data Science a Gestão da Informação, tem um novo Diretor. Leonardo Vanneschi, professor catedrático da NOVA IMS, sucede a Tiago Oliveira à frente dos destinos deste Centro, estruturado em quatro eixos – Geoinformatics, Data Science, Sistemas de Informação e Marketing. Leonardo Vanneschi assume que “é uma honra e um privilégio ser eleito como o novo Diretor do MagIC”. “Ao iniciar esta jornada, quero destacar o meu profundo compromisso com o avanço do MagIC. A minha candidatura é impulsionada por uma sincera paixão em promover a excelência na investigação, na colaboração e no desenvolvimento profissional dos nossos estimados colegas e jovens investigadores em ascensão”.

O novo responsável adianta ainda que “o nosso sucesso coletivo depende, não apenas das conquistas individuais, mas também da nossa capacidade de trabalhar de forma coesa como comunidade, e é especialmente este último aspeto que pretendo prioritizar no meu trabalho e esforços."

Doutorado em Ciências da Computação, pela Universidade de Lausanne, Leonardo Vanneschi tem uma vasta experiência nas áreas de machine learning, data science e complex systems. Investigador reconhecido internacionalmente, o novo Diretor do MagIC conta com vários prémios, nomeadamente o Outstanding Contribution Award, na área de Evolutionary Computation, alcançado na Europa, em 2015.

É ainda presença constante na prestigiada lista World 's Top 2% Scientists da Universidade de Stanford, desde 2019, pela vasta investigação realizada em campos tão diversos como a biologia computacional, o processamento de imagens, medicina personalizada ou a engenharia e logística, o que lhe confere uma visão abrangente e interdisciplinar, essencial ao desafio que agora assume.