Ensino e Aprendizagem
A Avaliação dos Docentes e Unidades Curriculares pelos estudantes encontra-se implementada na NOVA IMS desde a sua fundação, há mais de 30 anos. Adicionalmente, existem mecanismos de acompanhamento regular do funcionamento dos cursos e unidades curriculares, mediante uma grande proximidade entre docentes e alunos, do diálogo regular entre representantes dos alunos e coordenadores de curso, do Conselho Pedagógico, dos Gabinetes de Apoio ao Aluno e ao Docente e da Direção da instituição.
No domínio Ensino e Aprendizagem, o NOVA SIMAQ compreende um conjunto de procedimentos e instrumentos de avaliação, gestão e melhoria da qualidade pedagógica que garantem uma monitorização dos processos de ensino e aprendizagem, visando promover a sua melhoria contínua:
A melhoria contínua da qualidade do ensino e da aprendizagem na NOVA IMS é reconhecida a nível nacional e internacional, tal como demonstrado pelo posicionamento dos cursos nos Rankings Eduniversal, pelas Acreditações e Certificações alcançadas, bem como pelo número crescente de candidatos aos cursos e qualidade desses mesmos candidatos.
Os coordenadores de curso realizam um papel fundamental no acompanhamento, monitorização e melhoria da qualidade, desempenhando funções que se encontram devidamente definidas. (Responsabilidades dos Coordenadores).
Adicionalmente, os Coordenadores de Curso presidem à correspondente Comissão de Acompanhamento e Melhoria do Curso, que integra representantes dos docentes e dos estudantes, mantendo reuniões periódicas. Compete a estas comissões promover um diálogo construtivo, alinhado com a melhoria contínua da qualidade pedagógica, participação ativa dos estudantes em todos os assuntos relacionados com o funcionamento do curso, identificação e implementação tanto de boas práticas como de abordagens inovadoras.
Os resultados de inquéritos, indicadores e relatórios do NOVA SIMAQ são disponibilizados na plataforma Moodle para consulta de toda a comunidade académica da NOVA IMS.
A NOVA IMS presta ainda particular atenção à inserção dos estudantes na vida ativa profissional. O Gabinete de Inserção Profissional tem como principal objetivo promover a aproximação dos estudantes ao mercado de trabalho. A divulgação de solicitações de emprego que chegam à instituição é feita através do Career Center by JobTeaser. Através desta plataforma, a NOVA IMS coloca ao dispor dos estudantes e Alumni uma plataforma onde podem ter acesso a ofertas de emprego exclusivas, ofertas de estágios de verão e estágios profissionais, eventos de preparação para o mercado de trabalho, sessões de aconselhamento individual, espaços de apresentação das empresas, entre muitas outras funcionalidades.
A caracterização da situação profissional dos diplomados é realizada através da informação recolhida e disponibilizada pelo Observatório de Inserção Profissional dos Diplomados da Universidade NOVA de Lisboa (OBIPNOVA).