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NOVA Marketing Analytics Lab

MARKETING ANALYTICS

"Research that matters"

O NOVA Marketing Analytics Lab dedica-se ao estudo das ciências comportamentais e da interação entre consumidores e tecnologia, com o objetivo de gerar insights inovadores que transformam dados em estratégias eficazes.

Com uma equipa multidisciplinar, o laboratório cruza fatores psicológicos, sociais e tecnológicos para compreender o comportamento do consumidor. Utilizando técnicas avançadas de análise de dados e ferramentas como o neuromarketing – incluindo a análise de movimentos oculares e expressões faciais –, o laboratório oferece soluções baseadas em evidência para empresas, organizações e políticas públicas.

Missão

No NOVA Marketing Analytics Lab, combinamos dados, tecnologia e ciências comportamentais para desvendar como as decisões são tomadas. O nosso objetivo é gerar insights práticos que ajudam empresas, comunidades e decisores a criar soluções mais inteligentes e inclusivas.

Áreas

  • Comportamento do consumidor
  • Inteligência Artificial e Data Science
  • Consumer Tech
  • Marketing Analytics
  • Neuromarketing
  • Saúde e Bem-estar

Competências

  • Ciências Comportamentais: Estudo de hábitos e comportamentos influenciados por psicologia, saúde e marketing, para compreender os fatores psicológicos que afetam a tomada de decisão.
  • Ferramentas de Neuromarketing: Utilização de eye-tracking, análise de expressões faciais, sensores biométricos e EEG para avaliar a atenção, o envolvimento emocional e as respostas cognitivas a conteúdos e estímulos de marketing.
  • Análise de dados: Processamento e análise de grandes volumes de dados para identificar padrões e insights, incluindo análise de emoções e opiniões em redes sociais, assim como dados recolhidos através de questionários e experiências.

Projetos

  • Smart Health
    Este projeto está a desenvolver o primeiro algoritmo validado em Portugal para melhorar a literacia em saúde. Em parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS), recorre à inteligência artificial e ao machine learning para tornar as interações nas plataformas digitais de saúde mais eficazes e aumentar o envolvimento dos cidadãos.

    Clientes/parceiros: DGS | Direção-Geral da Saúde
  • Inteligência Artificial para combater o sobre-endividamento e a pobreza
    Este projeto aplica ciência de dados e perspetivas comportamentais para identificar as causas do sobre-endividamento e criar estratégias práticas para prevenir riscos financeiros. Propõe soluções focadas na promoção do consumo sustentável, da resiliência financeira e da educação económica.

    Clientes/parceiros: FCT | Direção-Geral do Consumidor | DECO | LAICOS | Dr. Finanças

  • Reduzir o desperdício alimentar
    Este estudo explora como o viés estético influencia a perceção de risco e a intenção de compra de alimentos imperfeitos. Concluiu-se que o pensamento abstrato pode mitigar este viés, promovendo a aceitação de alimentos e reduzindo o desperdício alimentar.

    Clientes/parceiros: Fruta Feia

Clientes e Parceiros

  • Logo DGS 800X600
  • Ferrero Logo 800X600
  • Disney Logo 800X600
  • Dr.Finanças Logo 800X600
  • Laicos Logo 800X600 (1)
  • Deco Logo 800X600
  • DGC Logo 800X600
  • Elcorteingles Logo 800X600
  • Frutafeia Logo 800X600
  • Vila Galé Logo 800X600

Equipa

Galeria

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