"Research that matters"
O NOVA Marketing Analytics Lab dedica-se ao estudo das ciências comportamentais e da interação entre consumidores e tecnologia, com o objetivo de gerar insights inovadores que transformam dados em estratégias eficazes.
Com uma equipa multidisciplinar, o laboratório cruza fatores psicológicos, sociais e tecnológicos para compreender o comportamento do consumidor. Utilizando técnicas avançadas de análise de dados e ferramentas como o neuromarketing – incluindo a análise de movimentos oculares e expressões faciais –, o laboratório oferece soluções baseadas em evidência para empresas, organizações e políticas públicas.
NOVA Marketing Analytics Lab

Missão
No NOVA Marketing Analytics Lab, combinamos dados, tecnologia e ciências comportamentais para desvendar como as decisões são tomadas. O nosso objetivo é gerar insights práticos que ajudam empresas, comunidades e decisores a criar soluções mais inteligentes e inclusivas.
Áreas
- Comportamento do consumidor
- Inteligência Artificial e Data Science
- Consumer Tech
- Marketing Analytics
- Neuromarketing
- Saúde e Bem-estar
Competências
- Ciências Comportamentais: Estudo de hábitos e comportamentos influenciados por psicologia, saúde e marketing, para compreender os fatores psicológicos que afetam a tomada de decisão.
- Ferramentas de Neuromarketing: Utilização de eye-tracking, análise de expressões faciais, sensores biométricos e EEG para avaliar a atenção, o envolvimento emocional e as respostas cognitivas a conteúdos e estímulos de marketing.
- Análise de dados: Processamento e análise de grandes volumes de dados para identificar padrões e insights, incluindo análise de emoções e opiniões em redes sociais, assim como dados recolhidos através de questionários e experiências.
Projetos
- Smart Health
Este projeto está a desenvolver o primeiro algoritmo validado em Portugal para melhorar a literacia em saúde. Em parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS), recorre à inteligência artificial e ao machine learning para tornar as interações nas plataformas digitais de saúde mais eficazes e aumentar o envolvimento dos cidadãos.
Clientes/parceiros: DGS | Direção-Geral da Saúde
- Inteligência Artificial para combater o sobre-endividamento e a pobreza
Este projeto aplica ciência de dados e perspetivas comportamentais para identificar as causas do sobre-endividamento e criar estratégias práticas para prevenir riscos financeiros. Propõe soluções focadas na promoção do consumo sustentável, da resiliência financeira e da educação económica.
Clientes/parceiros: FCT | Direção-Geral do Consumidor | DECO | LAICOS | Dr. Finanças - Reduzir o desperdício alimentar
Este estudo explora como o viés estético influencia a perceção de risco e a intenção de compra de alimentos imperfeitos. Concluiu-se que o pensamento abstrato pode mitigar este viés, promovendo a aceitação de alimentos e reduzindo o desperdício alimentar.
Clientes/parceiros: Fruta Feia