NOVA IMS lidera projeto PROGRESSE sobre o impacto do investimento empresarial
NOVA IMS lidera projeto PROGRESSE sobre o impacto do investimento empresarial
Detalhe da Notícia
O projeto PROGRESSE, liderado pela NOVA IMS, obteve o primeiro lugar no concurso Science4Policy 2023, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Este projeto pretende orientar as decisões políticas que impulsionam o aumento da produtividade empresarial e contribuem para uma economia mais eficiente em recursos em Portugal. Para esse efeito, o projeto irá avaliar o impacto dos sistemas de incentivos dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) no investimento em novas empresas. Este foco está alinhado com a necessidade crítica de fomentar um ambiente que cultive startups inovadoras e bem-sucedidas, abordando, em última instância, o crescimento estagnado da produtividade em Portugal.
Coordenado pelo Professor Bruno Damásio, o projeto abordará um conjunto de questões-chave, tais como o impacto dos sistemas de incentivos na produtividade das empresas e a heterogeneidade deste impacto com base nas características do empreendedorismo e dos empreendedores. Para estudar estas questões, serão utilizados estimadores DiD de designs escalonados e árvores causais.
A equipa de investigação - que inlcui Fernando Alexandre e Miguel Portela da Universidade do Minho, Sandro Mendonça do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e Carolina Vasconcelos da NOVA IMS Information Management School - representa um esforço colaborativo entre as principais instituições de investigação portuguesas neste domínio.
Recorde-se ainda que o projeto PROGRESSE está integrado nas linhas de investigação Public Policy e Deep Learning da unidade de investigação MagIC e contribui para as áreas-chave de impacto da Educação e Sustentabilidade. Deste modo, fica espelhado o compromisso da NOVA IMS em conduzir investigação com impacto na interseção da economia e da tomada de decisões políticas.