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Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Transformação Digital

Mestrado em Gestão de Informação,  com especialização em Transformação Digital

Mestrado em Gestão de Informação,
com especialização em Transformação Digital

O mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Transformação Digital reconhece a importância da transformação digital no mundo dos negócios de hoje. O programa visa reforçar a oferta formativa da NOVA IMS nesta área, apostando na exploração dos desenvolvimentos tecnológicos e processos que permitem às organizações desenvolver e potenciar a sua vantagem competitiva, através da transformação ou desenvolvimento dos seus modelos de negócio. À medida que a transformação digital se torna cada vez mais crucial para as empresas se manterem relevantes e competitivas, é de grande importância a formação nesta área. Ao participar neste programa, os profissionais terão uma compreensão mais profunda e novas competências em como aproveitar a tecnologia para impulsionar o crescimento dos negócios e criar novas oportunidades.

As candidaturas a este curso decorrem de 26 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024. Para se candidatar, clique aqui.

  • Vagas

    Regime

    Pós-Laboral

  • Media

    Duração e ECTS

    3 semestres
    letivos (95 ECTS)

  • Semestres

    Frequência

    2 a 3 vezes
    por semana

  • Lingua

    Data de início

    setembro
    de 2024

Destinatários image

Destinatários

A transformação digital é um processo contínuo que envolve o uso da tecnologia para mudar fundamentalmente a maneira como as organizações operam e entregam valores aos clientes. Este programa foi desenvolvido para profissionais que desejam obter uma compreensão abrangente da transformação digital e o seu impacto em vários sectores. Quer seja um recém-licenciado nas áreas de engenharia, administração ou tecnologia ou um profissional experiente que procura expandir os seus conhecimentos, esta especialização irá fornecer o conhecimento e a perceção necessárias para ajudar as organizações a enfrentar os desafios e as oportunidades da transformação digital.

Através da combinação de projetos práticos, palestras de especialistas e discussões interativas, os Alunos deste curso irão explorar tecnologias e processos que estão a impulsionar a transformação digital, assim como avaliar o potencial impacto na sua organização.

No final do programa, os Alunos terão uma compreensão profunda de como a transformação digital está a moldar o futuro do mercado de trabalho e terá competências para desempenhar um papel de liderança na jornada da sua organização em direção a um futuro mais digital.

Objetivos do mestrado

Este curso tem como objetivos principais:

  • Formar técnicos e gestores capazes de formular e avaliar processos de transformação digital nas organizações;

  • Apresentar soluções que visam aumentar a produtividade e eficácia nas organizações, com uma gestão de dados eficiente e segura.  

Plano de estudos do mestrado

O curso tem a duração de 3 semestres letivos: 2 da componente curricular e 1 para o desenvolvimento da dissertação de natureza científica ou de um trabalho de projeto e da realização da Unidade Curricular de Metodologias de Investigação, num total de 95 ECTS.

A componente curricular do plano de estudos (1.º e 2.º semestres do curso) corresponde a 60 ECTS, dos quais 45 dizem respeito a unidades curriculares obrigatórias:

Unidades curriculares obrigatórias

  • Data Governance
  • Dissertação/ Trabalho de Projeto/ Relatório de Estágio
  • E-Business
  • Gestão da Mudança
  • Gestão de Processos de Negócio
  • Gestão dos Sistemas de Informação
  • Impacto Empresarial de Projetos Digitais
  • Indústria 4.0
  • Metodologias de Investigação
  • Privacidade de Dados, Segurança e Ética
  • Tecnologias Emergentes para a Inovação
  • Transformação Digital

Os restantes 15 ECTS correspondem a UC optativas, escolhidas por cada aluno de entre um vasto leque de unidades curriculares disponíveis.

Corpo docente

Duração e horário

Duração

O curso tem a duração de 3 semestres letivos. As aulas (1º e 2º semestres do curso) iniciam-se em setembro de 2024, terminam a junho de 2025 e funcionam em Regime Pós-Laboral (a partir das 18h30), 2 a 3 vezes por semana.

Horário

Consulte o horário das unidades curriculares obrigatórias aqui e o das unidades curriculares optativas aqui para o ano letivo 2023-24.

O horário do ano letivo 2024-25 será publicado em março de 2024.

Bolsas

Os cursos da NOVA IMS oferecem uma experiência de aprendizagem única, combinando a teoria com a aplicação das melhores e mais inovadoras práticas de ensino.

Se tem interesse em estudar na NOVA IMS e deseja explorar as oportunidades de bolsas e de prémios, esta página é o seu ponto de partida para descobrir as opções disponíveis em diferentes ciclos de ensino.

Saiba mais informações aqui.

Prémios de mérito

São alvo de distinção todos os alunos que, durante o seu percurso académico, se destacam pela sua excelência académica nas diferentes unidades curriculares e cursos. Estes prémios são atribuídos pelos Sócios da AD NOVA IMS e/ou outras Entidades Apoiantes.

Consulte aqui a lista de prémios.

Admissões e propinas

O Júri de Admissões da NOVA IMS procura alunos excecionais que possuam o potencial para se tornarem bons técnicos e gestores de excelência, pelo que, qualidades como maturidade, força de vontade e motivação quer na carreira académica quer na profissional são alguns dos atributos que o Júri exige.

Fase de candidaturas

De 26 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024.

Requisitos de candidatura

Para ingressar neste curso, o candidato deverá satisfazer as seguintes condições:

  • Possuir grau de Licenciatura em área compatível (concluído até setembro de 2024);
  • Ser proficiente na língua inglesa, falada e escrita.

Como candidatar-se e processo de seriação dos candidatos

Para a candidatura ser considerada completa, o candidato terá de preencher o formulário disponível no Portal de Candidaturas da NOVA IMS, assim como fazer o upload do Curriculum Vitae, escolher o curso de candidatura e efetuar o pagamento da taxa de candidatura na mesma aplicação.

O processo de seleção dos candidatos é realizado com base na análise do currículo académico e profissional. Os membros do Júri de seleção poderão deliberar a realização de uma entrevista aos candidatos.

Taxa de candidatura

O valor da taxa de candidatura é de 51€. A candidatura só será considerada submetida após o pagamento da taxa de candidatura dentro do prazo estipulado, não reembolsável em caso de desistência ou de não admissão no curso.

Custos de inscrição e matrícula

Depois de admitidos no curso e no ato de confirmação de ingresso, os alunos deverão fazer o pagamento da pré-inscrição (cerca de 1 semana após a divulgação do resultado de admissão), dedutível no valor da propina e não reembolsável em caso de desistência, com os seguintes valores:

  • 1.250€ para candidatos oriundos dos Estados membros da União Europeia e de Países de Língua Oficial Portuguesa;
  • 2.500€ para candidatos de outros países.

No ato da matrícula, os alunos deverão fazer os seguintes pagamentos:

  • 35€ - referentes aos emolumentos de matrícula (valor atualizado anualmente);
  • 1,40€ - referentes ao seguro escolar anual (valor atualizado anualmente).

Propinas

O valor da propina deste mestrado é de 6.000€, sendo que 4.100€ correspondem à parte curricular (1º ano) e os restantes 1.900€ à elaboração de uma dissertação de natureza científica ou trabalho de projeto para a realização da Unidade Curricular de Metodologias de Investigação.

Datas de pagamento das propinas

A propina poderá ser liquidada em duas ou em seis prestações, sendo as datas de pagamento as seguintes:

  • Pagamento em duas prestações:
    • De 25 a 30 de setembro de 2024 (correspondente a 100% do valor da propina do 1.º ano);
    • De 25 a 30 de setembro de 2025 (correspondente a 100% do valor da propina do 2.º ano).
  • Pagamento em seis prestações:
    • De 25 a 30 de setembro de 2024 (correspondente a 25% do valor da propina do 1.º ano);
    • De 25 a 30 de novembro de 2024 (correspondente a 25% do valor da propina do 1.º ano);
    • De 22 a 28 de fevereiro de 2025 (correspondente a 25% do valor da propina do 1.º ano);
    • De 25 a 30 de abril de 2025 (correspondente a 25% do valor da propina do 1.º ano);
    • De 25 a 30 de setembro de 2025 (correspondente a 50% do valor da propina do 2.º ano);
    • De 22 a 28 de fevereiro de 2026 (correspondente a 50% do valor da propina do 2.º ano).

Descontos

  • Desconto financeiro: os alunos que optarem por pagar as propinas em dois pagamentos têm um desconto de 2,5% sobre o valor a pagar.
  • Os ex-alunos (de licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento) da NOVA IMS de curso diferente do que irão frequentar, usufruem de um desconto de 20% sobre o valor da propina, acumulável com o desconto financeiro.
  • As empresas que financiarem um curso a 2 colaboradores, no mesmo ano letivo, têm um desconto de 10% sobre o valor da propina, não acumulável com o desconto financeiro.
  • As empresas que financiarem um curso a 3 ou mais colaboradores, no mesmo ano letivo, têm um desconto de 20% sobre o valor da propina, não acumulável com o desconto financeiro.

Perguntas mais frequentes

Tem uma questão? Explore as perguntas mais frequentes e encontre a resposta aqui! Se não encontrou a resposta, entre em contato connosco!

  • Candidatura

    Quando me posso candidatar?

    Só durante a fase de candidaturas é que é possível submeter a candidatura. A data da fase de candidaturas está disponível na página Admissões e Propinas de cada curso. No entanto, poderá preencher o formulário de candidatura em qualquer altura, submetendo o mesmo quando a fase de candidaturas começar.

    Como posso candidatar-me?

    As candidaturas são submetidas online, através do Portal de Candidaturas da NOVA IMS. Para submeter a candidatura, os candidatos deverão registar-se no Portal, preencher o formulário na área de utilizador do referido portal, fazer upload do seu Curriculum Vitae, escolher o curso de candidatura e efetuar o pagamento da taxa de candidatura na mesma aplicação. O processo de candidatura é igual para todos os candidatos, quer nacionais ou internacionais.

    Que documentos são necessários para efetuar a candidatura?

    O único documento obrigatório durante o processo de candidatura é o Curriculum Vitae (em ficheiro doc ou pdf). O candidato pode fazer upload de outros documentos como o certificado de habilitações ou diploma de grau académico.

    Como converto um ficheiro para .PDF?

    Segue uma lista com websites onde pode fazer a conversão de documentos para formato .PDF, apenas como referência:

    Há taxa de candidatura?

    O valor da taxa de candidatura é de 51€ para o ano letivo 2024-25. O pagamento da taxa de candidatura será efetuado no momento da candidatura, no Portal de Candidaturas, através de referência Multibanco, MBWay, Paypal ou Visa. A candidatura só será considerada submetida após a confirmação do pagamento da taxa de candidatura dentro do prazo estipulado. É não reembolsável em caso de desistência ou de não admissão no curso.

    Posso candidatar-me a mais que um curso?

    Poderá candidatar-se no máximo a 2 cursos por período de candidatura, mediante o pagamento da respetiva taxa de candidatura para cada um dos cursos submetidos, ou seja, a candidatura a 1 curso equivale ao pagamento de uma taxa de candidatura e a candidatura a 2 cursos equivale ao pagamento de duas taxas de candidatura.

    Sou aluno/a finalista de licenciatura. Posso candidatar-me?

    Sim, pode. Caso seja finalista de licenciatura e a sua graduação ocorra até setembro de 2024, poderá candidatar-se e deverá entregar uma cópia autenticada do seu certificado de habilitações até ao início do ano letivo, ou seja, até setembro de 2024.

    No formulário de candidatura é solicitado o Número de Identificação Fiscal (NIF). O que é o NIF? Não tenho NIF, o que devo colocar?

    Em Portugal, o número de identificação fiscal (NIF) tem como objetivo identificar uma entidade fiscal ou contribuinte, em declarações de impostos ou transações financeiras. Se não tem NIF ou semelhante, no campo correspondente do formulário no Portal de Candidaturas, deve colocar “999999999”.

    O que escrever no campo “Objetivos/motivação para a candidatura a este programa”?

    Neste campo indique:

    • De que forma o background (profissional e académico) se ajusta ao curso;
    • Quais os seus objetivos profissionais a curto prazo;
    • Quais as suas expectativas com a frequência deste curso.
  • Admissão

    Como é o processo de seleção?

    O processo de seleção baseia-se na análise do currículo académico e profissional. Os membros do Júri de seleção poderão deliberar a realização de uma entrevista aos candidatos.

    Caso seja contactado/a para realizar uma entrevista, a mesma pode ser feita à distância?

    Sim, pode ser feita à distância, preferencialmente, por via Zoom.

    Quando é que sei o resultado da candidatura?

    O resultado da candidatura será divulgado via email em data a ser comunicada no email de confirmação de candidatura submetida e/ou pelo Júri de Seleção/Gestor de Programa.

    Fui admitido/a no curso e agora?

    Em caso de admissão, o candidato deve proceder ao pagamento da taxa de pré-inscrição, até à data limite de pagamento (cerca de 1 semana após a divulgação do resultado), bem como efetuar o upload do Certificado de Habilitações do último grau académico (ex.: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) na sua área de utilizador do Portal de Candidaturas.

    Posso frequentar mais do que um curso por ano letivo?

    Sim, pode frequentar dois cursos por ano letivo, embora seja desaconselhado. Chamamos a atenção para o facto de poder existir sobreposição de horário das Unidades Curriculares Obrigatórias de cada curso, bem como sobreposição de exames.

    Fui admitido/a a dois cursos, mas só pretendo ingressar num curso. O que devo fazer?

    Em caso de admissão a dois cursos, o candidato terá de escolher, no Portal de Candidaturas, o curso no qual pretende ingressar. Após a escolha do curso pretendido e efetuar o pagamento da pré-inscrição, deverá selecionar a opção “Desisto” no 2º curso, que não pretende ingressar. Assim, a sua vaga é libertada a um candidato que se encontra em Lista de Espera.

    Encontro-me em Lista de Espera. Ainda posso ser Admitido/a?

    Uma vez que é possível os candidatos candidatarem-se a dois cursos por período de candidaturas, existirão casos em que o mesmo candidato foi admitido aos dois cursos, mas pretende ingressar apenas a um. Nesses casos e caso o número limite de vagas não esteja concluído, a vaga sobrante será atribuída a um candidato em Lista de Espera.

    Pretendo fatura pelo pagamento da taxa de candidatura/pré-inscrição.

    A Fatura-Recibo ficará disponível neste Portal de Candidaturas até 2 dias úteis após o pagamento, no separador “Faturação/Tesouraria”.

    Fui admitido/a no curso, mas preciso de visto. Como devo proceder?

    A NOVA IMS emitirá um documento que comprova a sua admissão no curso, que será enviado ao Aluno e à Embaixada. A emissão deste documento será apenas validada após o pagamento da taxa de pré-inscrição. Não obstante a emissão deste documento, terá que contactar a Embaixada ou Consulado Português no seu país para obter mais informações.

  • Outras Informações

    O curso é lecionado em Português ou Inglês?

    Dada a diversidade de nacionalidades dos Alunos, praticamente todas as unidades curriculares são lecionadas na língua inglesa.

    Existem bolsas de estudo?

    A NOVA IMS não atribui bolsas de estudo. No entanto, a Universidade Nova de Lisboa atribui bolsas de estudo a alunos que estejam matriculados em programas de Mestrado, através dos Serviços de Ação Social. Para mais informações, por favor, visite a página: https://sas.unl.pt/bolsas-de-estudo/ ou contacte: bolsas@unl.pt.

    Posso estacionar dentro do campus?

    Os alunos poderão estacionar as suas viaturas dentro do campus, desde que tenham cartão de acesso. Existem várias zonas de estacionamento no campus e junto à NOVA IMS. O pedido de acesso de viaturas ao Campus de Campolide é feito através de inscrição ou renovação da inscrição e posterior pagamento. Para tal, os interessados deverão registar-se no sistema e selecionar o tipo de acesso. Posteriormente, receberão todos os dados para o pagamento. De referir que a gestão dos lugares de estacionamento é da exclusiva responsabilidade da Reitoria da NOVA. Para mais informações, visite a página www.unl.pt/nova/estacionamento.

    Existe alojamento no Campus?

    Os Serviços de Ação Social da Universidade Nova de Lisboa possuem três residências universitárias (uma das quais no Campus de Campolide) para uso dos Alunos bolseiros portugueses e de estudantes estrangeiros. A capacidade das residências é limitada e não poderemos garantir vagas. O nome poderá ser colocado numa lista de espera, mas apenas após confirmação de admissão ao curso que pretende ingressar. Para mais informações sobre as residências, por favor visite a página https://sas.unl.pt/alojamento/.

    Caso seja admitido no curso e pretenda alojamento numa das residências universitárias da Universidade Nova de Lisboa, contacte por favor: adnovaims@novaims.unl.pt.